Direitos reservados ® 2010-2025, Carlos Cristiano Cabral

Versão 1.12



Software derivado do Analisador do Solo Urbano, do mesmo autor, registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), coforme publicado na Revista de Propriedade Industrial (RPI) 2363, processo BR 51 2016 000239-5.

Neuronios introducao um

O que é o Analisador Neural?

É um software que usa inteligência artificial com fundamento nas Redes Neurais Artificiais, para criar um sistema de apoio à decisão eficaz, aplicável a praticamente todos os ramos da existência humana.

Como funciona?

O Analisador imita o funcionamento do cérebro humano, com o objetivo de identificar semelhanças entre indivíduos. Usa mecanismos de estatística e matemática complexa para classificá-los de acordo com sua similaridade ou afinidade. Tem a exímia capacidade de aprender, ou seja, de adquirir conhecimento com o tempo.

Onde pode ser usado?

Em inúmeras áreas do conhecimento, pois possui enorme habilidade para classificar objetos, pessoas, lugares, acontecimentos, comportamentos em geral, processos, teses e outros.

Esta capacidade permite ao Analisador colaborar sensivelmente em setores importantes da sociedade, como na educação, na saúde, na alimentação, no trabalho, na moradia, no transporte, no lazer, na segurança, na previdência social, na assistência aos menos favorecidos, na arrecadação e fiscalização de tributos, na cobrança de dívidas, na identificação de perfis de consumo, no apoio às estratégias de vendas, na priorização e agrupamento de processos administrativos e judiciais, dentre outros.

Selecione um setor específico para saber mais.

A lista dos setores acima é meramente exemplificativa.
Para saber como utilizar a tecnologia do Analisador Neural para um  ramo de atividade não listado, entre em contato conosco.

Apresentações

Documentos

Glossário

Passo a passo

Como surgiu o Analisador Neural?

Surgiu como uma derivação do software Analisador do Solo Urbano, sendo este o produto final da dissertação de mestrado em Computação Aplicada, defendida pelo engenheiro civil Carlos Cristiano Cabral na Universidade Estadual do Ceará (UECE) em 31 de maio de 2010, quando tinha 44 anos. O texto integral da dissertação está acessível em www.dominiopublico.gov.br.

A versão original do Analisador do Solo Urbano foi criada para fins didáticos, mas com concepção amplamente conectada com a auditoria fiscal, a fim de identificar distorções tributárias relacionadas à cobrança do IPTU pelo município de Fortaleza, área de amplo domínio e conhecimento do autor em virtude do cargo efetivo que exerce na Secretaria Municipal das Finanças (vide currículo a seguir).

Sobre o autor

Carlos Cristiano Cabral é engenheiro civil, mestre em computação aplicada, e auditor de tributos da Prefeitura de Fortaleza desde 2004, onde administrou o IPTU de 2006 a 2013. Foi perito imobiliário do Contencioso Administrativo Tributário por 2 anos e chefiou de 2015 a 2019 a Célula da Dívida Ativa na Procuradoria Geral do Município de Fortaleza. Foi professor concursado da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), onde coordenou o curso de informática e lecionou disciplinas como Ciência dos Computadores, Processamento de Dados, Cálculo Numérico e Gráfico e Lógica de Programação.

É palestrante e instrutor em cursos de Direito, Computação e Administração Pública, havendo publicado nesta última área, o livro "Vivências de um gestor público" (RDS, 2012). Obteve o 1º lugar no Prêmio Sefin de Finanças Públicas Municipais, na categoria dissertação de mestrado, edição 2010. É autor do software Analisador do Solo Urbano, com registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em 2016. Deste software nasceu, por derivação, o Analisador Neural.

Neuronios introducao dois